Cobra Repórter preside sessão em comemoração ao Dia da Consciência Negra - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Cobra Repórter preside sessão em comemoração ao Dia da Consciência Negra

28 novembro 2017       1.071 visualizações        ›   ›   ›   ›        

O deputado estadual Cobra Repórter presidiu nesta terça (28), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma sessão solene em comemoração à Data Nacional da Consciência Negra nos 322 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares, conforme proposição de sua autoria, aprovada por unanimidade no Legislativo.

Na 22ª edição deste já tradicional evento, realizado em parceria com o Consulado Geral Honorário da República do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, o Centro de Integração Social, Cultural, Comercial e Turístico Afro-Brasileiro e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Senegal-África, foram homenageadas personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados às comunidades paranaenses, afrodescendentes e africanas.

A sessão presidida por Cobra Repórter teve a Mesa de Honra sendo composta ainda pelo cônsul geral honorário da República do Senegal, Ozeil Moura dos Santos; pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Marcos Furtado; e pelo assessor especial de Políticas Públicas para a Juventude, Edson Lau Filho, que representava no ato o governador do Estado, Beto Richa. O cônsul Ozeil Moura dos Santos saudou os presentes rememorando as 22 diferentes edições da homenagem, que permitiram que ao longo de 22 anos se reverenciassem, com inteira justiça, as inúmeras contribuições dos negros para a construção do Brasil, com toda a sua pujança e riqueza cultural.

O deputado Cobra Repórter (PSD), que comandou a sessão solene, ressaltou que a solenidade valoriza a população negra do Paraná. “É muito importante para valorizar os envolvidos, a gente ainda precisa trabalhar muita coisa neste sentido, não só no Paraná, mas no Brasil”, destacou Cobra Repórter.

Foram homenageados durante a solenidade Amadeu da Silva Casaco, Amanda Cristina dos Santos Kissua, Aroldo Murá Haygert, Breno Sampaio, Débora Lapa, Fernando Henrique Oliveira, Franciele de Lima Tisato, Francyanne de Lima Lickfeldt, Ismael de Oliveira, José Osmar Carolino da Silva, Marie Josephine Selbe Diouf, Naziel de Oliveira, Orquídea Nuria Diogo Vumpa, Plínio Mahawa Joseph Diouf, Soraya da Piedade, Tatiane Sopzak Campos e Tirone Lemos Michelin.

Luta pela liberdade – O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data celebrada anualmente no Brasil no dia 20 de novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo proporcionar uma ampla reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.

No longo período de duração da escravidão no país os quilombos funcionavam em locais estratégicos, geralmente de difícil acesso, como comunidades de negros fugidos que, de alguma forma, conseguiam escapar do domínio de seus proprietários. O de Palmares foi o mais conhecido deles, e com o passar dos tempos transformou-se em uma espécie de confederação que abrigava vários quilombos da chamada Serra da Barriga, na região Norte do atual estado de Alagoas.

Seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses afetou o controle sobre a população escrava. “A prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo representaram uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários governos que controlaram a região organizaram expedições que tinham por objetivo estabelecer a destruição definitiva de Palmares. Contudo, os quilombos resistiram de maneira eficaz e, ao longo de oitenta anos, conseguiram derrotar aproximadamente trinta expedições militares organizadas com esse mesmo objetivo”, recorda o historiador Rainer Sousa.

Fonte: Luiz Alberto Pena/Alep


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=13367

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.