Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

TURISMO – Deputado Cobra Repórter conhece projeto do Etnoturismo de Tamarana

12 julho 2021       95 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›        

O deputado estadual cobra Repórter, vice-líder do Governo e integrante da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, recebeu nesta segunda-feira (12) , representantes da Rota Turística Sonho Lindo e das secretarias de Turismo e Agricultura de Tamarana para discutirem a implantação do projeto de Etnoturismo nas Terras Indígenas (TI) Kaingang Apucaraninha, Pedra Grande e Barreiro, em Tamarana.

De acordo com Denise Fertonani de Araújo, uma das idealizadoras, o projeto possui propostas de revitalização da cultura Kaingang em seu próprio território, visando a melhoria na qualidade de vida e abrindo um leque de possibilidades visando a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a revitalização da cultura.

O projeto do Etnoturismo é calcado em três pilares, a sustentabilidade cultural e preservação ambiental, com ações específicas que serão desenvolvidas em ambientes internos e externos, e capacitações visando maior qualidade de vida tanto aos moradores das terras indígenas,  quanto aos futuros turistas. O segundo é a sustentabilidade social, que tem como objetivo a revitalização da cultura Kaingang, através de ações gerais e específicas no aspecto sociocultural preservando, desenvolvendo e compartilhando os hábitos e costumes dos Kaingang através do Etnoturismo e o terceiro pilar, que é a sustentabilidade econômica, que visa despertar a economia através do Etnoturismo. “Todas as vertentes de sustentabilidade possibilitam o desenvolvimento sociocultural das terras indígenas, oportunizando aos moradores das comunidades indígenas em questão um ganho sustentável de conhecimentos e geração de renda através do Etnoturismo”, afirmou Denise Fertonani.

“É um projeto fantástico, que merece nossa atenção e trabalho. Vai gerar emprego de forma que respeita a cultura indígena e promover a convivência de forma controlada. “O próximo passo é marcar uma reunião técnica com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo para darmos prosseguimento no processo. Mas já afirmei às lideranças que podem contar com meu apoio para tornar Tamarana em referência no turismo etnológico”, destacou Cobra Repórter.

O Projeto de Etnoturismo na TI Kaingang  será desenvolvido de acordo com as normas e procedimentos da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ministério do Turismo, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Tamarana.

Estavam presentes Denise Fertonani de Araújo, da Rota Sonho Lindo e do setor de turismo, Rosângela Lippi, da Rota Sonho Lindo, Marcelo Mello Costa, também da Rota Sonho Lindo e do setor de turismo, Franklin Basbasque, secretário de Agricultura  e Ibrains Gerber, diretor de Turismo de Tamarana.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35153

Escreva seu comentário

Para enviar esse formulário, resolva a conta abaixo:

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2020 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.