Projeto de lei propõe criação da Rota dos Bichos no Norte do Paraná e reconhecimento como patrimônio cultural imaterial - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Projeto de lei propõe criação da Rota dos Bichos no Norte do Paraná e reconhecimento como patrimônio cultural imaterial

31 março 2026       129 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›   ›        

Foto: Flávio Benedito Conceição

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que institui a “Rota dos Bichos do Norte do Paraná” como roteiro turístico de relevante interesse ambiental, pedagógico e cultural. A proposta também reconhece a iniciativa como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

De acordo com o parlamentar, a criação da rota tem como principal objetivo promover o turismo sustentável e valorizar a biodiversidade da região Norte do Paraná, incentivando a conservação da fauna silvestre e fortalecendo a educação ambiental. A proposta ainda busca integrar o turismo com a produção rural, além de valorizar produtores, comunidades locais e povos tradicionais.

O projeto prevê que a rota passe a integrar o roteiro turístico oficial do Estado e seja composta por áreas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), sistemas agroflorestais, propriedades rurais sustentáveis e espaços destinados à observação da fauna e atividades educativas.

A iniciativa abrange, prioritariamente, municípios do Norte do Paraná, como Rolândia, Londrina, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Arapongas, Apucarana, Faxinal, Ortigueira, Tamarana, Marilândia do Sul, Califórnia e Mauá da Serra, podendo ser ampliada para outras cidades com potencial ambiental relevante.

Segundo Cobra Repórter, a região possui um grande potencial para o desenvolvimento do turismo de natureza, com remanescentes de Mata Atlântica, áreas de regeneração florestal e importantes corredores ecológicos, especialmente na bacia do Rio Tibagi. O parlamentar também destaca a presença de diversas RPPNs e a rica biodiversidade local, com espécies emblemáticas da fauna brasileira.

Outro ponto ressaltado é o apoio científico existente na região, com destaque para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que desenvolve pesquisas voltadas à conservação ambiental e monitoramento da biodiversidade.

O projeto também autoriza o Poder Executivo a promover ações como o mapeamento técnico da rota, a divulgação do roteiro, a integração com políticas públicas de turismo, meio ambiente e educação, além de incentivar a qualificação da oferta turística e a cooperação entre instituições.

Para o deputado, a criação da Rota dos Bichos representa uma oportunidade de desenvolvimento regional sustentável, com geração de renda, preservação ambiental e valorização cultural.

“O Norte do Paraná já possui um conjunto importante de ativos ambientais e produtivos. Com a Rota dos Bichos, queremos organizar esse potencial, promover o turismo sustentável e fortalecer a conservação da nossa biodiversidade”, destacou Cobra Repórter.

O projeto segue agora para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=50274

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.