PEDIDO DE COBRA REPÓRTER - Governo do Estado vai disponibilizar psicólogos e assistentes sociais nas escolas - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

PEDIDO DE COBRA REPÓRTER – Governo do Estado vai disponibilizar psicólogos e assistentes sociais nas escolas

27 outubro 2023       1.066 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›   ›        

A secretaria estadual da Educação vai implantar o projeto que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assistentes sociais para atendimento especializado nas escolas da rede estadual de ensino. Formalizado nesta semana, em reunião entre o vice-governador Darci Piana e o secretário da Educação, Roni Miranda, o projeto denominado ‘Formação Continuada Interdisciplinar e Multiprofissional na Educação Básica’, prevê contratar mais 203 psicólogos e 100 assistentes sociais para acompanhamento de alunos e professores.

“Em 2019, após os ataques nas escolas de Realengo e Suzano e diversas ameaças em outras instituições de ensino, inclusive em Rolândia, apresentei na Assembleia Legislativa uma  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Paraná garantindo o atendimento psicológico individual ou coletivo, aos alunos e professores da rede pública de ensino. Agora o Governo do Estado acata a sugestão e vai implementar o atendimento psicológico e assistencial nas escolas”, destaca o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).  (Clique aqui e leia mais: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22104 )

O edital para a seleção dos profissionais interessados em participar da iniciativa já está aberto.

O projeto atenderá todo o Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que ficarão responsáveis pela distribuição dos profissionais de acordo com a demanda das escolas. Já a habilitação, que permitirá aos selecionados realizarem os atendimentos especializados nas escolas, será ministrada por professores de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), através de curso intensivo. 

Viabilizado mediante convênio entre a Secretaria da Educação com a UEL, o programa também conta com apoio da Paraná Educação e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

“Vivemos um momento onde a influência digital e o acesso a todo tipo de informação é praticamente livre e conteúdos, inclusive, violentos. Além disso, a relação familiar mudou muito, com os pais trabalhando e pouco controle sobre o que os filhos acessam. Aliado a isso os professores ficam com a maior responsabilidade de manter o controle destes alunos, gerando conflitos e um intenso desgaste emocional. Por isso, defendemos o atendimento psicológico anual para alunos e professores. Esta assistência é fundamental no processo educacional, tanto no que se refere à melhoria da relação ensino-aprendizagem, quanto na resolução de conflitos no ambiente escolar”, defendeu o deputado. 

Com informações da Agência Estadual de Notícias


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=44468

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.