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21 maio 2021 434 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Infraestrutura  ›  Notícias  ›  Paraná
O governador Ratinho Junior e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, falaram sobre a nova concessão de rodovias em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (21), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O governador anunciou uma excelente notícia: “ontem, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, me ligou e concordou em fazer a modelagem que o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a bancada federal e a sociedade civil organizada sugeriram. Vamos solucionar um problema muito sério no Estado que fez com que nossa população ficasse desgastada e muitos investimentos deixaram de vir para cá por conta de um pedágio caro. Desde o início, há dois anos e meio, tratamos desse assunto de forma técnica. Quero agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Tarcísio que se convenceram e entenderam a demanda do Paraná para se fazer justiça com o que aconteceu no passado”, disse o governador Ratinho Junior.
O governador explicou que serão R$ 42 bilhões de investimentos em sete anos com obras e duplicações de 1800 quilômetros de rodovias no Paraná. “É o maior projeto de concessão de rodovias do Brasil”, ressaltou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Hoje, segundo o governador, das 10 praças de pedágio mais caras do Brasil, seis estão no Paraná! “Nossa missão é corrigir um erro do passado já que os atuais contratos de pedágio terminam em novembro deste ano”, destacou Ratinho Junior.
“O desejo dos paranaenses será atendido: obras e tarifas justas! O paranaense está cansado de trafegar em pistas simples pagando um valor absurdo no pedágio. Vamos melhorar a nossa logística e o Paraná se transformará na central logística da América do Sul. Essa é a demonstração que a força política e da sociedade civil organizada dá resultado”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
O governador Ratinho Junior defendeu nesta semana, em reuniões com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, a necessidade da implementação de um modelo de pedágio que respeite o anseio da sociedade paranaense pela menor tarifa, sem outorga.
A intenção, ressaltou o governador, foi nortear a concessão dos 3.327 quilômetros de rodovias que cortam o Paraná em torno de duas diretrizes: maior número de obras e menor valor de tarifa cobrada do usuário.
O modelo sugerido é para que a licitação da concessão seja pela menor tarifa, sem limite de desconto; garantia de execução das obras por meio de depósito caução; adequação no degrau tarifário das pistas duplicadas; transparência total no processo, que o leilão ocorra na Bolsa de Valores de São Paulo.
Fotos: Jonathan Campos – AEN
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