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Paraná vai ampliar frota de resgate e transporte aeromédico

03 novembro 2016       1.574 visualizações        ›   ›   ›        

Governador Beto Richa participou nesta manha da entrega das aeronaves para urgencias medicas,no aeropoto do Bacacheri.Curitiba,15/01/2014. Foto – Antonio Costa

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta terça-feira (1º), em Curitiba, o contrato que amplia o número de aeronaves do Serviço de Transporte Aeromédico do Paraná. A partir de agora, as cidades de Londrina e Maringá e ganham novas bases de helicópteros, com atendimento exclusivo a vítimas em situação de urgência e emergência.

O contrato vigente prevê ainda a continuidade das operações do helicóptero baseado em Cascavel e do avião UTI móvel, que transporta pacientes graves e cobre todo o Estado. “Trata-se de mais uma iniciativa que demonstra a atenção que temos dado à saúde dos paranaenses. Investir nesta área significa salvar vidas”, ressaltou o secretário.

Em Maringá, a base já tem data para ser inaugurada – 25 de novembro. Em Londrina, a previsão é que os trabalhos sejam iniciados até o fim do ano. Ambos vão funcionar em parceria com os Samus Regionais, que serão responsáveis pela organização do fluxo de atendimento. “Todo custo operacional das aeronaves será bancado com recursos do Governo do Estado”, afirmou Caputo Neto.

Curitiba também conta com uma base de helicóptero de resgate, operado pela Polícia Rodoviária Federal. Somando toda a frota aérea disponível para a saúde no Estado, já são quase seis mil atendimentos em seis anos. Tudo isso envolve operações de resgate, transferência de pacientes, transporte de órgãos e de equipes médicas.

ACESSO – O número expressivo de missões se deve, em grande parte, à mudança no processo de autorização do uso da frota aérea estadual. Até 2010, era preciso assinatura expressa do governador para a liberação de aeronaves para a saúde.

A média anual de vôos da saúde tem crescido sistematicamente no Paraná. Passou de 74 missões em 2007 para 1.332 atendimentos em 2015. Somente neste ano, de janeiro a outubro, o número já chega a 916 operações aéreas.

Casos graves que precisam ser deslocados com urgência em um trajeto de até 250 km serão atendidos pelo helicóptero mais próximo. Já quando há a necessidade de realizar um percurso superior a essa distância, o meio de transporte preferencial será o avião UTI móvel. A escolha vai depender de uma série de fatores que influenciam na viabilidade do resgate aéreo.

Fonte: ANPr


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