Paraná pode ter até 30 mil casos de coronavírus no pico da epidemia - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Paraná pode ter até 30 mil casos de coronavírus no pico da epidemia

25 março 2020       1.236 visualizações        ›   ›   ›        

O Paraná deve ter 10 mil casos de Covid-19 no pico da epidemia, mas se prepara caso esse número chegue a 30 mil. “Para isso, contamos com 200 leitos de (Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) a mais para o caso da epidemia chegar a 40 dias.  Se a situação ultrapassar esse período, temos condição de contratar até 600 novos leitos”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, durante a sessão plenária da Assembleia, na terça-feira (24).

O deputado estadual Cobra Repórter acompanhou a participação do secretário e destacou a importância da ampliação dos leitos de UTI para o enfrentamento ao Covid-19 e a necessidade das formas de conter a disseminação como o isolamento social, especialmente das pessoas mais idosos, vítimas mais frequentes da doença.

Como se trata de uma pandemia, o secretário diz que não é possível trabalhar com números exatos. Mesmo assim, se mostrou confiante. São três planos diferentes em caso de uma crise aguda. 200 novos leitos de UTIs e 300 de enfermaria em um primeiro momento; Em um segundo estágio, com 350 leitos de UTIs e outros 500 leitos de enfermaria e, se houver um pico mais alto, existe a possibilidade, de acordo com o secretário, de 600 leitos de UTIs mapeados e contratados da rede de hospitais privados, filantrópicos e próprios exclusivamente para o enfrentamento ao Coronovírus.

Dos 10 a 20 mil casos previstos para o Paraná, segundo os estudos do Ministério da Saúde, o secretário Beto Preto esclarece que 85% devem ser leves. Dos 15% restantes, dois terços vão precisar de tratamento em enfermaria e um terço de internamentos. “Sãos esses 15% que nos preocupam e o nosso esforço é para atendê-los da melhor forma, evitando os casos de mortalidade entre os grupos de risco”, disse.

Em relação aos testes, ele explicou que, além dos testes produzidos no estado, estão adquirindo 100 mil testes rápidos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com relação às máscaras e insumos, infelizmente as empresas não têm cumprido prazos e a procura tem sido muito alta. Só em Curitiba, houve um acréscimo de 200% na utilização de máscaras em dez dias. Ele lamentou ainda que uma caixa de máscara que custava em torno de R$ 5,00 hoje está custando R$ 200,00.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=28702

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.