PANDEMIA – Governador anuncia medidas mais rígidas até 08 de março - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

PANDEMIA – Governador anuncia medidas mais rígidas até 08 de março

26 fevereiro 2021       1.133 visualizações        ›   ›   ›        

Reprodução do facebook

“É necessário conter o avanço da doença, vivemos o pior momento desde o início da pandemia: os números mostram isso, houve uma piora progressiva e dramática na procura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria nos últimos 15 dias no Paraná. Medidas para proteger o conjunto da população se fizeram necessárias”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
O governador Ratinho Junior apresentou, nesta sexta-feira (26), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, um panorama do cenário da pandemia no Estado e anunciou novas medidas de enfrentamento ao coronavírus. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, também participaram.
Confira as medidas que começam a valer a partir da zero hora deste sábado (27) às 05 horas do dia 08 de março:
*Suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais;
*Restrição de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 05h;
*Proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 05h;
*Suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas;
*Adequação do expediente dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação definidos no decreto;
*Atividades religiosas somente com atendimento individual ou culto on-line;
*Regime de teletrabalho para órgãos do estado;
*Permitidos delivery, drive-thru e take away;
*Priorização da substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, quando possível;
*Suspensão das cirurgias eletivas por 30 dias para unidades públicas e privadas. O objetivo é assegurar estoque de medicamento anestésico e reduzir demanda por leitos hospitalares;
*Intensificação da fiscalização para cumprimento das medidas.
Durante a entrevista coletiva, o governador anunciou que de 22 de fevereiro a 01 de março serão abertos mais 252 leitos no Estado: 99 leitos de UTI e 153 leitos clínicos.
“Serão dias turbulentos, mas as medidas servirão para salvar vidas. Não podemos ter um colapso na saúde. Vamos vencer mais esse momento”, afirmou o governador Ratinho Junior. “Além disso, há muitos jovens sendo internados, o que antes não ocorria, e houve um aumento de 900% na fila de pessoas precisando de leitos hospitalares. É um cenário gravíssimo”, acrescentou.
Segundo a secretaria estadual de Saúde, o Paraná se encontra no pior momento desde o começo do enfrentamento, com viés de piora em todos os indicadores (ocupação de leitos, espera na fila para internação, novos casos e óbitos).
O Paraná alcançou a marca de 11,3 mil mortos e quase 630 mil infectados, e a rede de atendimento da Covid-19 nos hospitais conta, hoje, com 1.285 leitos de UTI para adultos e 1.790 leitos de enfermaria, com ocupação acima de 94% no atendimento que requer intubação. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, esse índice está acima da previsão pessimista de evolução. São mais de 3 mil pacientes internados, confirmados ou suspeitos, nesse momento.
92% dos pedidos de internação foram atendidos em até 24 horas no Paraná desde o começo da pandemia. Nas últimas semanas, no entanto, quase 20% aguardaram mais de um dia uma vaga na Central de Leitos, o que demonstra aumento da ocupação e do tempo de internamento.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=33013

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.