Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
15 maio 2024 2.865 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Saúde
Em todo o Estado do Paraná, hoje é o Dia Estadual de Conscientização contra o Aborto, fruto da Lei Estadual 19.867/2019, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). Ele faz um alerta sobre o tema pois, de acordo com as estatísticas oficiais da organização Worldometers, o aborto é a principal causa de morte em 2024, superando até os óbitos por doenças transmissíveis e câncer.
Segundo a Worldometers, desde o dia 1º de janeiro de 2024 até hoje, o número de abortos já atinge 16,07 milhões de casos em todo o mundo. As mortes por doenças de transmissão são 14,72 milhões e por câncer somam 3,04 milhões. Os dados são baseados em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Esses números acendem mais uma vez um alerta para todos nós e reforçam a importância de investirmos pesado na conscientização e na importância de defender a vida desde a sua concepção. Sou contra o aborto! Respeito as exceções, mas defendo a vida sempre. Não há números atualizados no Brasil, mas indicadores mostram que, de 80 a 100 mil abortos clandestinos são realizados, o que acaba impactando fortemente o sistema público de saúde, que na maior parte dos casos ocorrem complicações posteriores, sejam físicas ou psicológicas”, afirma o deputado Cobra Repórter.
Para ele, trabalhar a conscientização é fundamental, discutir sobre o aborto e incentivar a promoção de palestras, seminários, campanhas e outras atividades que permitam a sensibilização da população acerca dos direitos do nascituro, direito à vida e às implicações no caso do aborto ilegal. Também é preciso promover o intercâmbio visando ampliar as ações direcionadas à saúde das gestantes, por meio de integração da população, órgãos públicos, privados e organizações não governamentais que atuam na área de defesa da vida humana e divulgar os preceitos da vida contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, o aborto é legal em três casos: gravidez decorrente de um estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto. A Lei 12.845/2013 regulamenta o atendimento obrigatório e integral às pessoas em situação de violência sexual e concede todos os meios à gestante para interromper a gravidez em caso de estupro, sem que seja necessário que a mulher apresente boletim de ocorrência, nem faça exame de corpo de delito.
Também está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 442, é uma ação proposta por PSOL com apoio da Anis Instituto de Bioética, que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O deputado estadual Cobra Repórter é um dos signatários da moção em defesa da vida e em repúdio à aprovação ADPF 442, encaminhada ao Supremo Tribunal Federal e aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Pautada pela Ministra do STF, Rosa Weber, a ADPF 442 prevê a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, tem início de julgamento previsto para amanhã (22), no Plenário Virtual da Corte, com prazo para ser finalizado em 29/9.
Com o encaminhamento da moção, os deputados estaduais paranaenses posicionam-se em defesa da vida como direito fundamental do nascituro conforme o disposto na Constituição e das demais legislações vigentes que regem a matéria, sendo, portanto, contrários à descriminalização do aborto, conforme propõe a ADPF 442.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=46122
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.