Moradores de rua, os invisíveis aos olhos da sociedade - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Moradores de rua, os invisíveis aos olhos da sociedade

05 setembro 2019       1.413 visualizações        ›   ›   ›        

Para muitos, o morador de rua é sinônimo de “mendigo”, “vagabundo”, “bandido”. Só que tem aqueles que acordam cedo, antes mesmo do sol aparecer. Têm jornadas de trabalho e exercem atividades muitas vezes exaustivas. A diferença é que enquanto a maioria dos trabalhadores brasileiros volta, no final do dia, para suas casas, eles buscam nas marquises, um teto para protegê-los do frio, da chuva, ou mesmo dos ataques inesperados. Tem aqueles também que vivem em situação de rua por conta do vício do álcool, das drogas… que fazem abandonarem os seus lares para viver sem destino!

“A verdade é: tanto em cidades grandes, conhecidas por ter grande população de moradores de rua, como em cidades pequenas, a situação de vida nas ruas é alarmante. Não um problema exclusivamente brasileiro, ele está presente no mundo todo. São os invisíveis da sociedade que merecem voz e vez”, destaca do deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

Os últimos dados oficiais do Governo Federal mostram que cerca de 32 mil pessoas vivem em situação de rua no Paraná. As regionais de saúde com maior índice de população de rua são as de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, respectivamente. “A situação dos moradores de rua exige atenção de todos os poderes. Temos que trabalhar em conjunto! Precisamos olhar para as pessoas que estão nesta situação e garantir que tenham acesso aos serviços de saúde e às demais políticas públicas, moradia, trabalho e educação”, explicou Cobra Repórter.

Em Brasília, recentemente, o Congresso Nacional anunciou a criação de uma frente parlamentar. A ideia é que, pela primeira vez na história, os congressistas unam forças para criar políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua. Já, em São Paulo, por exemplo, teve protesto do movimento na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os manifestantes pedem que a população de rua seja contabilizada no censo, que deve ser divulgado no ano que vem. O deputado Cobra Repórter ressalta que, “se ela não é contada, não tem política pública para essa população. E o que vai existir é o assistencialismo por si só. Não podemos mais aceitar isso”.

populacao-de-rua

 


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=24268

Comentários

  1. Marcelo Cabral disse:

    Parabéns Deputado!
    A boa politica é feita para todos. temos orgulho do seu trabalho.
    Cobra Repórter o melhor deputado do Paraná!!!

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.