MISSÃO ÍNDIA - Deputado Cobra Repórter e governador Ratinho Junior trabalham para implantar rede com supercomputadores nas universidades estaduais - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

MISSÃO ÍNDIA – Deputado Cobra Repórter e governador Ratinho Junior trabalham para implantar rede com supercomputadores nas universidades estaduais

12 abril 2024       901 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›        

Pune CDAC_Jonathas_Campos_AEN

Nesta sexta-feira (12), segundo dia de compromissos oficiais da Missão Índia 2024, a agenda do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e do governador Ratinho Junior começou com uma visita ao C-DAC Pune, Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada Pune. O C-DAC Pune é uma instituição de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de ponta envolvida em vários aspectos da computação avançada, tecnologia da informação e eletrônica.
“E uma ótima notícia: o Paraná pode ser o primeiro estado do Brasil a contar com uma rede de computadores de alto desempenho! O Governo do Estado e o C-DAC fecharam uma parceria para a instalação de um computador de alta performance na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além disto, a parceria também prevê construir uma rede com supercomputadores nas nossas universidades estaduais para revolucionar as pesquisas”, disse o deputado Cobra Repórter.
Na sede do C-DAC, em Pune, a comitiva paranaense visitou o Supercomputador Airawat, um dos maiores do mundo em inteligência artificial para empresas. O governador destacou que a implantação de uma rede de alta performance vai colocar o Paraná em outro patamar de pesquisa em saúde, agricultura, educação e indústria. “Será um projeto pioneiro no Brasil, com uma rede de supercomputadores para atender tanto o setor acadêmico, quanto as indústrias, alavancando as pesquisas e inovações em diversas áreas, da medicina ao agronegócio”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Com a parceria, além da rede de computação de alto desempenho, o Estado também deve ganhar um centro de treinamento em Tecnologia da Informação (TI) de última geração, aproveitando a experiência da C-DAC. O C-DAC pertence ao Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia e é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação avançada, com um histórico de inovações em supercomputação, inteligência artificial e segurança cibernética.
Outro compromisso desta sexta-feira da Missão Índia foi no Instituto Serum, líder global na produção de vacinas, com produção anual de 1,5 bilhão de doses para diversas doenças, incluindo Covid-19. A gigante farmacêutica indiana fornece vacinas para 170 países.
A pauta foi entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Serum: o Tecpar busca parceria para produção de vacinas em seu laboratório na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O instituto paranaense é referência na produção não só de imunizantes, como também de medicamentos biológicos e kits de diagnóstico humano e animal. É o Tecpar, por exemplo, quem fornece vacina contra raiva para animais ao Ministério da Saúde – em dezembro foi acordada a entrega de 26 milhões de doses do imunizante até o fim de 2024.
A Missão Índia 2024 vai até o dia 16 de abril e tem como objetivo buscar parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático. A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Entre os integrantes da delegação, estão o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o presidente da CODEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, o assessor da Fundação Araucária, Jorge Edison Ribeiro, e o membro do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Índia Brasil (IBCC), Fernando Silva.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

 


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=45884

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.