Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

LONDRINA – Estabelecimentos comerciais são obrigados a divulgar técnica contra engasgo

02 agosto 2021       124 visualizações        ›   ›   ›   ›        

“Um grande avanço. Estamos trabalhando para que esta proposta se torne lei em todo o Paraná. O nosso projeto de lei 429/2019, visa instituir a Política de Estado de Instrução Pública para Prevenção e Combate ao Engasgo, que tem como objetivo promover instrução pública sobre prevenção e combate ao engasgo, capacitar estabelecimentos que oferecem ou comercializam alimentos para o consumo imediato”.

A afirmação é do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do governo, que é autor do projeto que está em tramitação na Assembleia Legislativa. Ele parabeniza a administração de Londrina pela iniciativa de colocar em vigor a lei que determina que os estabelecimentos que comercializam alimentos tenham cartazes ilustrativos sobre a Manobra de Heimlich.

A Manobra de Heimlich é uma medida de primeiros socorros para ser aplicada nos casos de engasgo, seja por alimentos sólidos, bebidas ou outros objetos. Ela permite a liberação das vias aéreas, evitando a perda da consciência e até mesmo mortes por asfixia. Os estabelecimentos deverão afixar em locais visíveis cartazes com uma ilustração passo a passo do método, em adultos e bebês; o telefone do SAMU e SIATE.

De acordo com a médica Larissa Fernanda Rizzardi, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Manobra de Heimlich tem como objetivo eliminar o que está impedindo a pessoa de respirar. “Essa manobra é muito importante por ser rápida e de grande eficácia. Além disso, é facilmente aplicável e pode salvar vidas”, disse.

O engasgo é uma ocorrência comum, mas são as crianças o público com maior número de óbitos registrado, principalmente menores de um ano, por não terem controle adequado da deglutição. Em adultos e idosos, é mais associado a pessoas com doenças ou síndromes com comprometimento neuromuscular.

Só em 2021, a Regional Norte Londrina do SAMU registrou 185 atendimentos de obstrução de vias, engasgo ou aspiração. Deste total, três ocorreram em bebês menores de um ano e 37 em crianças de um a cinco anos.

Com informações da Prefeitura Municipal. Foto: Emerson Dias / NCom


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35453

Escreva seu comentário

Para enviar esse formulário, resolva a conta abaixo:

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2020 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.