Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

LONDRINA AGROTECNOLÓGICA – Deputado Cobra Repórter acompanha governador e ministros no lançamento da internet 5G no campo

12 agosto 2021       280 visualizações        ›   ›   ›   ›        

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, acompanhou, nesta quinta-feira (12), o governador Ratinho Junior, o ministro da Comunicação, Fábio Faria, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina , no lançamento da internet 5G, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, localizada no Distrito da Warta, em Londrina. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e demais autoridades da região também estiveram presentes.  

O evento foi realizado para demonstrar o potencial da nova tecnologia 5G. A Nokia, a operadora Sercomtel e a Embrapa Soja foram convidadas a homologar o sinal para uso experimental, a fim de definir parâmetros técnicos à instalação antes da disponibilização permanente do sinal.

Depois da solenidade de abertura e demonstração prática das soluções tecnológicas, foi realizada a visita a um circuito de estações técnicas montadas no formato que simula “um dia de campo”. Nesse intuito, a Embrapa Soja acionou sua rede de parceiros vinculados ao ecossistema de inovação da cidade (Agrovalley) e startups que participam do programa “Soja Open Innovation”, com projetos em co-desenvolvimento de soluções de inovação. 

A fabricante de redes Nokia, provedora de tecnologia para a operação do 5G, e a Sercomtel, operadora dos serviços de telecomunicações, vão dar sustentação às demonstrações de conectividade. Entre as demonstrações, estão inteligência artificial em tratores pulverizadores autônomos, drones de captação de imagem e monitoramento remoto de segurança patrimonial.

“Londrina foi escolhida para receber esse projeto-piloto por vários motivos, um deles é que, desde novembro de 2019, é sede do Polo de Inovação do Agro, instalado pelo Ministério da Agricultura. Quero aproveitar e destacar aqui que, essa semana, apresentei, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que concede à cidade de Londrina o título de Capital Estadual da Agrotecnologia e Inovação”, ressaltou o deputado Cobra Repórter. 

Londrina é a única cidade da região sul a receber a tecnologia 5G e a terceira brasileira a instalar a antena dessa tecnologia. Antes dela, os municípios de Sorocaba (SP) e Rondonópolis (MT) inauguraram o equipamento. 

O ministro Fábio Faria defende que o agronegócio é o principal “vetor de crescimento”. “É a principal atividade que necessita de conexão e, com o 5G no agro, vamos ter crescimento do setor, ganhos de economicidade, produtividade, eficiência e sustentabilidade, não só para o agronegócio como também para todos os setores produtivos”, apontou ele.

O 5G no campo contribuirá para o aumento da produtividade das lavouras e da renda do produtor. Será possível, por exemplo, captar informações como dos componentes do solo, de plantas e do desempenho animal, e processá-los em plataformas e sistemas, dando subsídio para a tomada de decisão do agricultor. 

Com informações da Prefeitura de Londrina e Embrapa Soja
Foto: José Fernando Ogura/AEN

 


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35637

Escreva seu comentário

Para enviar esse formulário, resolva a conta abaixo:

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2020 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.