Hospitais da região Norte estão sem vagas de leito e mais de 100 pacientes aguardam por atendimento - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Hospitais da região Norte estão sem vagas de leito e mais de 100 pacientes aguardam por atendimento

11 março 2021       590 visualizações        ›   ›   ›        

Foto: Arquivo

O sistema de saúde da Região Norte do Paraná continua com a lotação acima da capacidade e com dificuldade para atendimento de pacientes com Covid-19. São 240 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 404 de enfermaria, exclusivos para coronavírus, que estavam ocupados na tarde desta quarta-feira (10). Além disso, 101 pacientes aguardavam por alguma vaga.

” A situação está bastante complicada. As pessoas estão pedindo socorro para seus familiares que aguardam leitos. Todos os dias tomamos conhecimento de mais e mais casos de pacientes aguardando vagas em UTI. Por isso, reforço a importância de que todos precisam redobrar os cuidados para que não se contaminem e precisem de uma vaga em hospitais”, ressalta o deputado estadual e vice-líder do Governo, Cobra Repórter.

Segundo as informações divulgadas pela imprensa, dos doentes que aguardam na fila por um leito, 68 são da 17ª Regional de Saúde que tem cinco hospitais regulamentados para atender casos de Covid-19, quatro em Londrina e um em Rolândia. A maioria com mais de 90% dos leitos ocupados.

• Hospital São Rafael de Rolândia: 20 novas vagas – 100% ocupadas
• Hospital Zona Norte: 70 vagas – 94% ocupadas
• Hospital Zona Sul: 30 vagas – 40% ocupadas
• Hospital do Coração: 42 vagas – 93% ocupadas
• Hospital Universitário: 66 vagas na UTI e 96 na enfermaria – ocupação acima dos 100%

Além disso, o Pronto Socorro do HU está com 128% de ocupação. “Leitos foram criados para atender essa demanda, mas chegamos em uma situação hoje que esses não estão sendo suficientes para atender a necessidade de toda a população do Estado”, explicou Marcos Laurentino, da Central de Regulação de Leitos.

O tempo de espera pode chegar em até uma semana para paciente que aguarda um leito de Covid-19. “Quem está doente agora, não tenho garantia de acomodar em um leito. Quem ficar doente, também não tem como garantir isso”, concluiu o coordenador de regulação. DECRETO – O decreto em vigor é o Decreto Estadual n.º 7.020/2021 que impõe restrições válidas até a próxima quarta-feira (17). Com a publicação, todos os municípios paranaenses precisam obedecer ao toque de recolher estipulado das 20h às 5h. O comércio deve funcionar entre 10 e 17h e fica proibido de abrir nos finais de semana.

Com informações do TarobáNews


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=33187

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.