Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Governador Ratinho Junior anuncia novas medidas de combate ao coronavírus no Paraná

30 junho 2020       447 visualizações        ›   ›   ›        

O governador Ratinho Junior fez um pronunciamento, nesta terça-feira (30), sobre novas medidas que o Estado deve adotar para conter o avanço da Covid-19. São medidas relacionadas à suspensão dos serviços não essenciais (tais como shoppings, comércio de rua, salões de beleza…) nas regiões de Londrina, Cornélio Procópio, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba e região metropolitana. Segundo o governador, o decreto será publicado ainda nesta terça-feira e passa a valer já na quarta-feira (01) com duração de 14 dias podendo se estender para outras regiões do Paraná caso for necessário. Quem desrespeitar o decreto está sujeito à multa e cassação do alvará de funcionamento.

O governador destacou que se trata de uma quarentena mais restritiva em algumas regiões onde a curva da doença está fora do controle. “São novas restrições, não é lockdown. Nossas decisões são pontuais e regionais”, destacou o governador.

“O decreto vai aumentar o isolamento social para assim conter a circulação do vírus. Vale lembrar que as novas medidas devem frear a velocidade da propagação para o setor de saúde atender bem a população”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) que, durante a manhã, esteve reunido com o governador em uma webconferência para discutir as medidas anunciadas.

Durante o pronunciamento, o governador lembrou que a curva da doença está crescendo no Estado. Nesta terça, por exemplo, Ratinho Junior disse que foi registrado o índice mais preocupante desde início da pandemia: a secretaria estadual de Saúde (Sesa) confirmou mais 36 mortes e 1536 infectados pelo novo coronavírus no Paraná. Por conta da crescente nos últimos 15 dias, o governador frisou a preocupação e justificou o anuncio das novas medidas.

“Ainda não chegamos no pico da doença no Paraná”, lembrou o secretário estadual de saúde, Beto Preto. Ratinho Junior disse também que, desde março, já estava previsto que a chegada do inverno seria o momento mais crítico no Paraná! “As medidas são para que a gente não perca o controle, é para preservar vidas”, destacou o governador.

Mais detalhes sobre as novas medidas:

– O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular conforme a quantidade de assentos.

 

– Também fica proibida a circulação de pessoas em vias públicas das 22h às 5h.

– O funcionamento dos mercados ficará restrito de segunda a sábado, das 7h às 21h. O fluxo ficará limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família e está proibida a entrada de menores de 12 anos.

– Fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis – exceto nas rodovias.

– Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão).

– Reuniões profissionais ou pessoais devem ser realizadas virtualmente e, quando necessário, com no máximo 5 cinco pessoas e afastamento de 2 metros entre si.

– A abertura de parques, praças e demais áreas coletivas ao ar livre fica a critério de cada prefeitura.

– Também serão suspensas as cirurgias eletivas diante da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29966

Escreva seu comentário

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2020 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.