Epidemia de dengue atinge mais da metade das cidades do Estado e já causou 122 óbitos - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Epidemia de dengue atinge mais da metade das cidades do Estado e já causou 122 óbitos

05 maio 2020       1.004 visualizações        ›   ›   ›        

Mesmo com todas as campanhas de prevenção, a dengue atingiu nesta semana 157.418 casos confirmados e 122 óbitos em todo o Paraná desde julho de 2019. Somente na última semana, o número de casos confirmados aumentou 10,78%, com 15.320 novos registros e 11 pessoas morreram por dengue.

A informação é do  boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde contabiliza provocados pela doença. A epidemia atinge 223 cidades – 55,8% dos municípios paranaenses. São cidades que apresentam, proporcionalmente, incidência maior que 300 casos autóctones por 100 mil habitantes.

Das 11 mortes confirmadas nesta semana, três são de pessoas que residiam no município de Londrina: uma mulher de 93 anos, portadora de diabetes; uma mulher de 55 anos, sem comorbidade associada, e uma jovem de 24 anos, também sem comorbidade.

“São dados realmente preocupantes. Estamos trabalhando em campanhas de prevenção desde o ano passado, pois a dengue é uma doença que as pessoas podem controlar, tirando a sujeira e os focos dos seus quintais, ainda sim, os números só crescem”, enfatizou Cobra Repórter.

O deputado ressaltou que o Estado e as prefeituras têm feito a sua partes, com mutirões de combate e controle da dengue em todas as regiões e municípios. Mas também é preciso o apoio da população, que, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, não pode se esquecer da dengue.

O monitoramento deste período epidemiológico da dengue começou em julho de 2019 e segue até julho deste ano.

Paranaguá e mais seis municípios atingiram o patamar de epidemia nesta semana: Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Campina da Lagoa, Kaloré, Sertanópolis e Leópolis.

Em situação de alerta são 24 municípios: Foz do Jordão, Ibaiti, Ibema e Entre Rios do Oeste passaram para o estágio nesta semana epidemiológica. A situação de alerta indica que as cidades apresentam, proporcionalmente, a incidência de mais de 100 casos autóctones confirmados por 100 mil habitantes. Segundo o boletim, 70 municípios registram casos de dengue grave.

Além dos óbitos de Londrina, outros dois são de moradores de Medianeira (uma mulher de 91 anos, sem comorbidade, e um homem de 89 anos, portador de diabetes e hipertensão arterial); um óbito em Foz do Iguaçu (mulher de 57 anos, com sequelas de acidente vascular cerebral); um óbito em Cianorte (homem de 74 anos, com várias doenças associadas); um óbito em Maringá (homem de 29 anos, sem quadro de doenças associadas); um óbito em Alvorada do Sul (homem de 72 anos, com hipertensão); um óbito em Florestópolis (homem de 76 anos, portador de hipertensão), e um óbito em Quatro Pontes (mulher de 85 anos, com diabetes).

Com informações da Agência Estadual


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29192

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.