Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

 Em entrevista a Cobra Repórter, Dom Geremias destaca a importância da caridade e da união familiar

03 Abril 2020       230 visualizações        ›   ›   ›   ›        

O deputado Cobra Repórter esteve nesta quinta (2) com o Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, responsável por 16 municípios da região Norte do Paraná, e conversou sobre o momento difícil que sociedade vive em decorrência da pandemia do coronavírus, sobre a dengue e a importância de viver em confraternização no meio familiar.

Dom Geremias destacou que tem trabalhado todos os dias, pois nos últimos dois anos e meio muitas coisas foram acumulando e tem procurado resolver os problemas, foi ao Vaticano  em audiência com o Papa e está sempre atento ao que acontece no Paraná, no Brasil, e também buscando informações junto a médicos, prefeitos e outros para basear suas decisões.

Ele destaca que, mesmo antes da medidas de isolamento social anunciadas pelos prefeitos e governadores, a igreja já estava trabalhando com propostas de distanciamento, como forma de oferecer a comunhão nas celebrações e mudanças de alguns gestos nas celebrações. “Estamos dando a nossa contribuição para que as pessoas possam ter vida, ter saúde, paz e a bênção de Deus em todos os momentos e para que a gente não venha a perder pessoas por conta do coronavírus”, afirmou.

DENGUE – Mesmo em meio a tantos casos do novo coronavírus, o arcebispo alerta para a questão da dengue que, segundo ele, é um problema que vai se tornando crônico, “porque as pessoas não têm o costume de pensar que um foco de dengue no seu jardim pode atingir não só você, mas o seu vizinho e toda a redondeza”.

A dengue, destaca ele, se resolve com limpeza, com higiene, cuidando para que não tenha água parada para que o mosquito não possa se desenvolver. “Depois de tantos anos e tantas campanhas, acho que já deveríamos ter a clareza de que isso já não poderia mais acontecer, a falta de cuidado. Juntando a dengue e o coronavírus, Deus queira que a gente não acabe sofrendo e que muitas pessoas não acabem pagando com a vida por conta do relaxamento de alguns. É preciso cuidado com a vida”, enfatizou.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE – O bispo destaca que a Campanha da Fraternidade deste ano não foi muito trabalhada por conta do afastamento social, mas que ela destaca exatamente o cuidado com o próximo. “É  preciso ter cuidado com a gente sim, todos precisam cuidar da sua saúde, mas também do outro, para que nosso descuido não afete o outro. Nossa fé nos apoia neste sentido, do individual para o social, para o comunitário, o humanitário”, disse.

Questionado pelo deputado se esta doença, o novo coronavírus, poderia ser uma castigo de Deus, ele respondeu que considera um castigo, mas um aprendizado. “A nível de igreja podemos valorizar outras coisas que não simplesmente a Eucaristia, como a questão da caridade, a generosidade para com as pessoas mais pobres”.

Dom Geremias está organizando em Londrina uma ampla campanha de doação organizada pela igreja e destaca que há uma população que já normalmente trabalha, mas que começa a passar por momentos de dificuldade. “É preciso ver este problema a partir dos municípios, do estado e da nação para que este vírus da injustiça não combata mais o povo do que o coronavírus. A fome não se combate com afastamento social, mas com solidariedade, com justiça, sobretudo na questão do trabalho”, afirmou.

Para finalizar, Dom Geremias enfatizou que é preciso viver a religião em espírito e verdade, buscar outros elementos para sustentar a fé, como a palavra de Deus, a liturgia das horas, a devoção à Nossa Senhora, aos Santos e à caridade para que se possa viver bem este momento.

“Vivamos a nossa fé em espírito e verdade, valorizando a família, rezando com a família, evitando todo tipo de discussão de brigas, para que a família possa ser seu santuário de paz, onde você precisa se recolher para que não leve vírus para ninguém e não traga vírus para sua família. Este é o espírito com o qual temos que enfrentar o momento”, finalizou.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=28755

Escreva seu comentário

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2020 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.