Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO – Deputado Cobra Repórter, presidente da Criai, cita ações e projetos para esse público

01 outubro 2021       184 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›   ›        

A população paranaense está envelhecendo de forma acelerada. A estimativa das autoridades em saúde é de que cerca de 15% da população do Estado já atingiu a terceira idade. Até 2030, teremos mais idosos que crianças/ adolescentes menores que 15 anos no Paraná. Esse panorama só reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para a terceira idade para um envelhecimento saudável e digno com a garantia de direitos”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O deputado aproveita a data, 1º de outubro (sexta-feira), Dia Mundial do Idoso, para lembrar algumas de suas ações voltadas para esse público.“O Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, é uma das nossas ações. Trata-se de uma lei de minha autoria que tem como objetivos: garantir dignidade e respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter. Ele lembra ainda que o site da Criai (www.criaiparana.org) é um canal onde podem ser feitas denúncias.

Outro trabalho do deputado, junto ao Governo do Estado, é em relação ao programa Viver Mais Paraná, o maior programa de habitação do País para a terceira idade. A iniciativa do Governo do Estado beneficia pessoas com mais de 60 anos que não tenham casa própria, sendo a cessão do imóvel feito por meio de aluguel social. Cada condomínio contará com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer para os futuros moradores.

“Quero destacar que tive reuniões com o governador Ratinho Junior, com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e secretaria estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o resultado chegou para o Norte do Estado: o governador já anunciou o Viver Mais para Arapongas e para Londrina”, ressaltou o deputado Cobra Repórter.

O deputado lembra ainda os diversos requerimentos que protocolou, na Alep, solicitando à secretaria estadual de Justiça, Família e Trabalho Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) às instituições de longa permanência para idosos e entidades de atendimentos que abrigam idosos neste período de pandemia.

“Outra ação importante voltada para a terceira idade foi a apresentação de um projeto de lei, em conjunto com o deputado estadual Subtenente Everton, integrante da Criai, para instituir, em caráter permanente, a Força Tarefa de Defesa do Idoso, a FORTE IDOSO, integrada por representantes dos três Poderes do Estado”, disse o deputado Cobra Repórter.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=36560

Escreva seu comentário

Para enviar esse formulário, resolva a conta abaixo:

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2020 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.