Comissão de Esportes reconhece o Futsac como modalidade esportiva criada no Paraná - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Comissão de Esportes reconhece o Futsac como modalidade esportiva criada no Paraná

22 outubro 2015       636 visualizações        ›        

Foto: Alep

 


A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa debateu e aprovou nesta quarta (21), pareceres favoráveis a dois projetos de lei: o nº 539/2015, de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD), que reconhece o Futsac (Futebol de Saco) como modalidade esportiva oficialmente criada no Paraná e o de nº 357/2015, de autoria do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia e a Semana Estadual de Fomento ao Surf no Paraná. Os projetos foram analisados durante reunião da Comissão que contou com representantes das duas modalidades.


Para o deputado Cobra Repórter, que é integrante da Comissão de Esportes, qualquer projeto ou ação que estimule o desenvolvimento de atividades esportivas é válido. “Reconhecer atividades esportivas novas ou valorizar as existentes, criando calendários específicos para elas é muito importe para valorizar as modalidades”, destacou.

A instituição do dia 21 de dezembro como Dia Estadual do Surf e a criação da Semana Estadual de Fomento ao Surf vão ajudar os atletas, que poderão ter mais divulgação e acesso às leis de incentivo ao esporte. “Com a aprovação da Lei nós vamos poder debater assuntos como a Bolsa Atleta e regulamentar parcerias com a Paraná Esportes e com a Secretaria Estadual de Esportes. A nossa ideia é unir todos em torno de um esporte que só tem crescido no mundo todo, e a partir do momento que estamos nos reunindo para debater o assunto, todos saem ganhando”, afirmou Alex Lima, surfista profissional e divulgador do projeto

Já o Futsac, primeiro esporte oficialmente criado em Curitiba e por um paranaense, possui já uma organização e um grande número de atletas praticantes, principalmente de quadras que já existem no Paraná, por isso a importância da sua divulgação.

“Hoje nós já temos alguns projetos em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, onde estamos realizando a capacitação de professores pelo interior do estado. Já temos quadras construídas em escolas a um custo muito baixo e estamos para implantar o Futsac como conteúdo programático nas escolas municipais e estaduais de todo o Paraná. A partir do momento em que o Futsac se tornar oficialmente um esporte, nós teremos acesso a uma série de programas do Ministério dos Esportes e mais facilidade para fomentar patrocínios”, declarou Marcos Ofenbock.

O que é Futsac?

A modalidade nasceu a partir de adaptações das regras do futebol e também do futevôlei, sem utilizar as mãos, apenas os pés e a cabeça para dominar a bolinha. O jogo acontece num espaço com traçado semelhante ao das quadras de tênis e a bola é feita de plástico reciclado, com uma capa de crochê. O objetivo é derrubar a bolinha no campo do adversário. Marcos Juliano começou a pensar no esporte em 1998, durante intercâmbio que fez na Austrália. Em 2002 surgiu o Futsac e a partir da criação, o esporte teve adaptações. Apenas em 2007 aconteceu o primeiro campeonato de Futsac em Curitiba. Em 2008 foi reconhecido como esporte pela Prefeitura de Curitiba e no mesmo ano aconteceu o primeiro campeonato nacional da modalidade, reunindo atletas do Paraná e de Santa Catarina. Com a realização do campeonato, as primeiras federações estaduais do esporte foram criadas.
Em Curitiba, a prática ganhou incentivo quando em 2010 foram inauguradas as primeiras quadras públicas no Parque Bariguí. Além da parte esportiva, o Futsac também tem função social e ambiental. As bolinhas são confeccionadas em crochê e recheadas com plástico granulado. Uma associação de crocheteiras, composta em sua maioria por senhoras, foi criada para a confecção das bolinhas. O trabalho oferece fonte de renda e capacita para o mercado de trabalho. No dia 13 de agosto de 2015 o Futsac foi oficialmente inserido na lista de modalidades esportivas brasileiras.

Participaram da reunião, além do presidente da Comissão, Bernardo Ribas Carli, os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB), Cobra Repórter (PSC) e Tercílio Turini (PPS).

Com informações e foto da Alep


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=1962

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.