Cobra Repórter apresenta projeto para permitir retorno voluntário de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Cobra Repórter apresenta projeto para permitir retorno voluntário de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos

16 junho 2026       81 visualizações        ›   ›   ›        

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que altera o Código da Polícia Militar do Paraná para ampliar as possibilidades de designação de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar que estão na reserva remunerada. A proposta permite que militares transferidos para a reserva há mais de dez anos possam retornar voluntariamente ao serviço ativo, desde que ainda não tenham completado 60 anos de idade no momento da designação.

A iniciativa busca aperfeiçoar a legislação vigente, eliminando uma limitação que atualmente impede o aproveitamento de profissionais experientes e plenamente aptos apenas pelo tempo decorrido desde a passagem para a reserva. Com a mudança, o critério da idade passa a ter maior relevância do que o período de inatividade, possibilitando que militares que ingressaram precocemente na reserva continuem contribuindo com o Estado.

Segundo Cobra Repórter, o projeto valoriza a experiência acumulada por esses profissionais e fortalece a segurança pública sem criar novos cargos ou aumentar a estrutura administrativa.

“Temos muitos policiais e bombeiros que ainda possuem plena capacidade física e técnica para contribuir com a sociedade. O objetivo é permitir que esse conhecimento continue sendo colocado a serviço do Paraná, respeitando critérios de idade, aptidão e voluntariedade”, destacou o parlamentar.

A proposta mantém todas as exigências legais relacionadas à aptidão física, psicológica e funcional dos militares, preservando o caráter excepcional e temporário da designação para o serviço ativo.

Além de reconhecer a trajetória dos servidores militares, o projeto também amplia a disponibilidade de profissionais preparados para atuar em atividades como patrulhamento, orientação, escolta, apoio operacional e fortalecimento institucional, contribuindo para o atendimento das demandas da população.

Outro ponto destacado pelo deputado é que a medida não gera a criação de novos vínculos ou carreiras, limitando-se ao aproveitamento eficiente de recursos humanos já existentes, o que garante compatibilidade com a realidade administrativa e orçamentária do Estado.

Para Cobra Repórter, a proposta representa uma forma de valorizar aqueles que dedicaram a vida à segurança pública e, ao mesmo tempo, reforçar o efetivo disponível para atender a sociedade paranaense com profissionais experientes e qualificados.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=50815

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.