CAMPANHA DE VACINAÇÃO COMEÇA HOJE: Cobra Repórter destaca a importância de se vacinar contra a Gripe - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

CAMPANHA DE VACINAÇÃO COMEÇA HOJE: Cobra Repórter destaca a importância de se vacinar contra a Gripe

23 março 2020       638 visualizações        ›   ›   ›        

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23). Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

“É importante lembrar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. É importante se vacinar, mas lembrando sempre: evite as aglomerações nos postos de saúde. O Governo do Estado orientou para que a vacina também seja ampliada para além dos postos de vacinação, com participação de parceiros como empresas, universidades, escolas, comércio e instituições, dependendo do planejamento de cada município. Inclusive, apresentei um requerimento em caráter de urgência, na Assembleia Legislativa do Paraná, para que a vacinação de todos os idosos do Paraná seja feita pelo sistema de atendimento domiciliar e drive thru (dentro de carros particulares)”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

 

Com informações do Ministério da Saúde


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=28662

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.