Audiência debate questões da segurança e deputados visitam a PEL II - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Audiência debate questões da segurança e deputados visitam a PEL II

06 novembro 2015       625 visualizações        ›   ›        

Clique aqui  veja todas as fotos

 

Na manhã desta sexta (06) foi realizada na Câmara Municipal de Londrina, uma audiência pública sobre segurança, proposta pelo membro da comissão de segurança da Assembleia Legislativa, deputado estadual Cobra Repórter. O também deputado Mauro Moraes, presidente da Comissão, esteve no comando da audiência.

Na audiência foram ouvidas autoridades das polícias militar, civil, promotoria, delegados, vereadores representantes dos conselhos comunitários de segurança e da população, inclusive dos familiares dos presos da PLE II. “Com base em tudo que ouvimos aqui, vamos elaborar um documento na Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa e vamos levar ao governador, informando todos os problemas que a cidade e a região enfrentam. O documento será elaborado junto com os promotores, vereadores, enfim todas as pessoas envolvidas no sistema e apresentar ao governador.


Em relação aos principais problemas na cidade, Cobra destaca a questão da estrutura, como as obras do Instituto Médico legal, que precisam ser aceleradas, a nomeação de mais delegados e uma melhor estrutura para a polícia civil, para o Nucria, a construção da nova casa de custódia, de um presídio feminino, reestruturação dos distritos e a reconstrução da PELII.

As promotoras Susana Lacerda e Claudia Piovezan, por exemplo, cobraram o aumento de pessoal: 50% no número de investigadores e o dobro de delegados e escrivães, justificando que há um delegado para cada 50 mil habitantes em Londrina e no Paraná, a cada 30 mil habitantes.

Julio Cezar dos Reis, delegado-geral da Polícia Civil no Paraná, afirmou que há limitação de pessoal para a Polícia Civil em todo o país e que no Paraná, 40% dos que estão em atividade foram contratados neste governo. Reis ainda destacou a nomeação de uma delegada exclusiva para o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria).

Cobra Repórter destaca que conhece bastante a realidade da segurança pública na cidade e na região, pois atou muitos anos em programas policiais na TV e entre os problemas que afirmou estar buscando solucionar é a falta delegados. “Depois que o Dr. Sebastião Ramos (delegado chefe da Policial Civil em Londrina) assumiu, fizemos um trabalho conjunto e três novos delegados já vieram para a cidade. Em relação à PEL, o problema é serio, grave e precisa de uma solução”

Estiveram presentes, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, o delegado geral do Departamento de Polícia Civil, Júlio César Reis, o diretor do Departamento de Execuções Penais, Luiz Alberto Cartaxo Moura, os vereadores Péricles Deliberador, Lenir de Assis, Amauri Cardoso, Tio Douglas, o deputado federal Marcelo Belinati, o comandante do 2º comando regional da PM, tenente coronel, Marcos Antonio Wosny Borba, comandante do 5º batalhão, José Luiz de Oliveira, o delegado-chefe da 10ª subdelegacia de Londrina, Sebastião Ramos dos Santos Neto, o comandante do Corpo de Bombeiros de Londrina, Major Ricardo James, além de delegados, representantes da secretaria de Defesa Social, da ACIL, conselhos comunitários de segurança do Centro da região oeste de Londrina, prefeitos, vereadores e demais autoridades.

No fim da audiência foram entregues Menções Honrosas para mais 60 integrantes das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros de Londrina e região.

VISITA À PEL II

Os deputados da Comissão de Segurança da ALEP, Cobra Repórter e Mauro Moraes visitam a Penitenciária Estadual de Londrina II no início da tarde e puderam verificar pessoalmente a situação do presídio e dos detentos. De acordo com o deputado Cobra Repórter, a estrutura da PEL já não era boa, embora a PEL seja um dos presídios mais noivos do Estado. A questão da estrutura foi um dos motivos da rebelião, que depois dela ficou muito pior.

“O Estado terá que fazer um grande investimento. Está recuperando aos pouco com os recursos que já recebeu e mão de obra dos presos do semi-aberto. Agora estão aguardando um laudo dos engenheiros do estado que deve ocorrer já na semana que vem e a partir disso, eu e o deputado Mauro Moraes vamos trabalhar para agilizar a liberação da verba”, informou.

Os deputados e o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, visitaram as partes destruídas da PEL e puderam checar a situação dos presos. Segundo ele, a destruição é grande, mas os presos que estão nas celas, estão com roupas e colchões. Os que estão no pátio estavam vestidos e tinham acesso a banheiros, água, alimentação e estava chegando ao presídio assim que os deputados deixavam o local.

Cartaxo informou que hoje já estão nas celas 288 presos e até o dia 25 de novembro serão 576 já realocados. Outros 360 ainda permanecerão no pátio e retornarão às celas quando os blocos forem reconstruídos. Já foram investidos 50 mil reais nas reformas.

Ao sair, o deputado Cobra conversou com as familiares dos presos e repassou as elas as informações do que pode ser visto lá dentro.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=1942

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.