ALERTA: Londrina tem mais de quatro mil casos suspeitos de dengue nas últimas semanas - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

ALERTA: Londrina tem mais de quatro mil casos suspeitos de dengue nas últimas semanas

07 fevereiro 2020       808 visualizações        ›   ›   ›        

Nas últimas semanas temos feito diversos alertas sobre o grande aumento nos casos de dengue no Paraná, especialmente na cidade de Londrina.  Os números divulgados nesta quinta (6), mostram que já são 4.363 notificações de suspeitas de dengue registradas desde o início de janeiro até agora.

De acordo com a Secretaria de Saúde, é uma média de 872 casos suspeitos por semana. Dentre as mais de quatro mil notificações, 391 casos estão confirmados. Outros 219 foram descartados, com resultados negativos para dengue ou confirmação de outras doenças e estão em análise outros 3.736 casos.

“O assunto é muito sério. Muitas ações estão sendo feitas pelo governo do Estado e prefeituras, mas se as pessoas não se conscientizarem do perigo e fizerem sua parte, vamos chegar a uma epidemia de grande escala. Voltamos a lembrar que mais de 90% dos focos de proliferação do mosquito estão nas residências. Apelamos mais uma vez para que todos façam a limpeza nas suas casas e quintais!

Em Londrina, a região com maior número de notificações de dengue é a zona Norte, com 1.330 notificações e 116 casos confirmados de dengue. Na sequência, vem a região Leste, onde foram notificadas 470 suspeitas de dengue e 25 estão confirmadas. E em terceiro, a área central acumula 819 notificações e 81 casos positivos de dengue.

As demais regiões da cidade, Sul, Oeste e área rural (distritos), possuem 470, 411 e 52 notificações, respectivamente. E forma confirmados nessas áreas 25, 30 e 6 casos de dengue, nesta ordem.

O governo do Estado encaminhou cerca de mil litros do inseticida utilizado anteriormente, para uso de forma emergencial e ele será aplicado durante os mutirões nos bairros para criar uma barreira de proteção para evitar que o mosquito alcance outras localidades.

Quanto aos dois casos de óbitos que estavam sob investigação, o comitê responsável já descartou a possibilidade de terem sido causados pela dengue.

A Prefeitura de Londrina está ampliando o atendimentos nos postos e neste sábado (8), a UBS da Vila Casoni abrirá exclusivamente para estes casos, das 7 às 19 horas. A UBS da Vila Ricardo já funciona em horário estendido e a prefeitura está ampliando as escalas médicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

“É preciso eliminar os focos da doença. Na sua casa, limpe principalmente os objetos que ficam na chuva e outros pontos com água parada. Olhe o compartimento da geladeira, os ralos dos banheiros pouco usados, os pratinhos das plantas, que devem ser lavados com escovinha, pois os ovos do mosquito sobrevivem  à uma limpeza comum, limpe garrafas, pneus, tampinhas que acumulem água. Se não fizemos a nossa parte, muita gente ainda pode perder a vida!”, enfatiza o deputado.

 

*Com informações da Prefeitura de Londrina


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=27743

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.