Agosto Cinza: lei de Cobra Repórter reforça prevenção e combate aos incêndios no Paraná - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Agosto Cinza: lei de Cobra Repórter reforça prevenção e combate aos incêndios no Paraná

31 julho 2026       28 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›        

O Paraná inicia neste dia 1º de agosto a campanha Agosto Cinza, instituída pela Lei Estadual nº 21.013/2022, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate aos incêndios, promovendo ações educativas e eventos voltados à segurança das pessoas, à preservação do meio ambiente e à proteção do patrimônio.

O período entre julho e setembro é historicamente o mais crítico para a ocorrência de incêndios no Estado. A combinação de estiagem, baixa umidade do ar e ventos favorece a propagação do fogo, exigindo atenção redobrada do poder público e da população.

Os números de 2026 reforçam essa preocupação. Entre janeiro e maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registrou mais de 2.300 incêndios ambientais em todo o Estado. A maior parte das ocorrências envolve incêndios em vegetação de lotes urbanos e terrenos baldios, seguida por queimadas em áreas rurais e às margens de rodovias.

Diante desse cenário, o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros lançaram, em junho, a Operação de Combate a Incêndios Florestais 2026, acompanhada de campanhas de conscientização desenvolvidas em parceria com o IDR-Paraná e a FAEP. Entre as ações estão orientações para a construção de aceiros e o reforço da proibição do uso do fogo para limpeza de terrenos, prática que pode provocar grandes incêndios e configura crime ambiental.

Além dos incêndios em áreas de vegetação, também preocupa o crescimento dos incêndios urbanos. Dados divulgados em julho de 2026 apontam um aumento de quase 10% nos incêndios em edificações no Paraná em comparação com o mesmo período anterior. As principais causas estão relacionadas a curto-circuitos, sobrecarga nas instalações elétricas, descuido com chamas expostas e uso inadequado de eletrodomésticos.

“O nome Agosto Cinza foi escolhido de forma simbólica, fazendo referência à fumaça produzida pelos incêndios. Nosso objetivo é conscientizar a população para evitar queimadas, prevenir tragédias e preservar vidas, o patrimônio e o meio ambiente”, destaca o deputado Cobra Repórter.

O parlamentar lembra que a campanha também busca alertar sobre os riscos dos incêndios em residências, comércios, indústrias e áreas de vegetação.

“A conscientização é a principal ferramenta para reduzir os incêndios. Pequenas atitudes fazem a diferença, como não colocar fogo em lixo ou terrenos, revisar as instalações elétricas e adotar medidas preventivas. Com informação e responsabilidade conseguimos proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, afirma.

A campanha Agosto Cinza reforça que provocar queimadas é crime ambiental e que qualquer foco de incêndio deve ser comunicado imediatamente às autoridades.

Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

 


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=51159

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.