Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
10 novembro 2025 204 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Infraestrutura  ›  Notícias  ›  Rio Bonito do Iguaçu  ›  Solidariedade
Em uma ação rápida e conjunta entre os Poderes, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão remota extraordinária neste domingo (9) para aprovar, de forma unânime, o projeto de lei que garante auxílio emergencial às famílias atingidas pelo tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu. Horas depois, o governador Ratinho Junior sancionou a lei nº 22.766/2025, que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), permitindo o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram suas casas destruídas.
O deputado estadual Cobra Repórter participou da sessão remota e também esteve em Rio Bonito do Iguaçu acompanhando de perto a situação das famílias e o trabalho das equipes que atuam no resgate e na limpeza da cidade. “Foi um dia de muito trabalho e solidariedade. A Assembleia se mobilizou para aprovar rapidamente a ajuda, e o governador agiu com sensibilidade e agilidade para sancionar a lei. O povo de Rio Bonito do Iguaçu não está sozinho”, destacou o parlamentar.
Com a nova lei, o Estado poderá repassar diretamente às famílias até R$ 50 mil por residência, totalizando R$ 50 milhões em investimentos iniciais. Os critérios de liberação serão definidos por decreto. Antes, o Fecap permitia apenas repasses de fundo a fundo com os municípios, o que retardava o apoio direto às vítimas.
De acordo com o governador Ratinho Junior, “o objetivo era ser rápido, e concluímos essa etapa com o apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e pelos temporais dos últimos dias”.
O Estado já iniciou o planejamento para reconstrução de casas, escolas e da sede da APAE de Rio Bonito do Iguaçu, cidade que teve cerca de 90% de suas edificações comprometidas. Mais de 200 engenheiros da Cohapar e do CREA-PR estão em campo realizando avaliações técnicas e estruturais das residências. Paralelamente, a Cohapar prepara um programa para a construção de novas moradias.
Desde a madrugada de sábado (8), equipes e maquinários do Governo do Estado, do DER e da Defesa Civil trabalham na remoção de entulhos e desobstrução de vias. São mais de 30 equipamentos — entre escavadeiras, caminhões e pás-carregadeiras — atuando de forma ininterrupta.
Durante a sessão, a Assembleia também homologou o decreto estadual que reconhece a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, medida que vai agilizar os repasses, permitir flexibilidade orçamentária e acelerar a reconstrução das moradias.
O deputado Cobra Repórter, que também é vice-líder do governo na Assembleia, reforçou que o momento é de união e solidariedade: “O Paraná mostrou mais uma vez que é um estado forte e solidário. A Assembleia, o Governo do Estado e as equipes locais estão trabalhando lado a lado para devolver a dignidade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu.”
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=49635
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.