REABILITAÇÃO - Presidente da Criai participa da assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

REABILITAÇÃO – Presidente da Criai participa da assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência

27 agosto 2021       641 visualizações        ›   ›   ›   ›   ›        

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, participou na manhã desta sexta-feira (27), da assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CER), em Londrina. 

A unidade, que fará parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), será voltada ao atendimento interdisciplinar e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, auditiva ou física, de natureza temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente e contínua.

“Como presidente da Criai, me sinto honrado em participar deste momento  que dá início à construção do quinto Centro Especializado de Reabilitação a ser implantado no Paraná, que beneficiará cerca de 40 mil pessoas com deficiência que residem nos 21 municípios do Cismepar. Hoje, 20% da população do Paraná possui algum tipo de deficiência, ou seja, uma em cada cinco pessoas”, afirmou Cobra Repórter.

A obra, que será construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida Arthur Thomas, tem investimento total de R$ 5.241.912, fruto de emendas parlamentares dos então deputados Marcelo Belinati, Alex Canziani, Luiz Carlos Hauly,  e então senadora Gleisi Hoffmann,  e Álvaro Dias, e do deputado federal, Rubens Bueno.

Ao todo, a construção terá 1690 m2 em um terreno de 15.600,41 m2, contará com recepção e sala de espera; 12 consultórios gerais; 14 salas/box de terapia; uma cabine acústica; depósito de materiais de limpeza; vestiários masculino e feminino; e almoxarifado. Também estão incluídos, refeitório; sala de coordenação; arquivo; administração; dois blocos de sanitários; sala de macas; e sala de reuniões. 

“Serão 40 profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, medicina, enfermagem, serviço social, educação física, pedagogia, música e terapia ocupacional, entre outras, para atender aqueles que, de alguma forma, sofrem com sequelas de doenças ou alguma deficiência e precisa deste apoio para recuperação. Parabéns a todos os envolvidos”, enfatizou o deputado.

Ele destacou o apoio do Governo do Estado, por meio do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que estava presente no evento e se colocou à disposição para garantir, pelo Estado, os equipamentos necessários, mobiliário e  enxoval para garantir o funcionamento imediato do Centro após o término da obra. 

O local contará com diretrizes de atenção à pessoa com deficiência intelectual, motora e auditiva. Prevê, também, o manejo clínico no cuidado de pessoas com Síndrome de Down; transtornos do espectro do autismo; triagem e reabilitação auditiva; lesão medular; pessoas amputadas; indivíduos com paralisia cerebral, acidente vascular ou traumatismos cranianos, entre outros agravos.

Com informações da Prefeitura Municipal de Londrina


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35925

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.