Comentários
17 agosto 2021 856 visualizações Notícias
Imagem ilustrativa
O Castramóvel (Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos), do município de Londrina, que possui veículo próprio, iniciou suas atividades em março de 2020 e já atingiu a marca de mais de 10 mil procedimentos de esterilização de cães e gatos, machos e fêmeas, além de microchipagem. Os beneficiários diretos e indiretos do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda de até três salários mínimos; os protetores voluntários de animais e ONGs (Organizações Não Governamentais).
O serviço é gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.
“Quero parabenizar a Prefeitura de Londrina por ter implementado o programa que é um sonho de todos nós. Em nível estadual, por nossa iniciativa, garantimos a implementação do programa Castrapet, que vai até os municípios também realizar a castração de cães, reduzindo assim a população de animais abandonados nas ruas e reduzindo as doenças por eles transmitidas”, afirmou o vice-líder do Governo, deputado estadual Cobra Repórter.
Em Londrina, o serviço foi mantido mesmo durante a pandemia e atende especialmente os protetores, cuidadores, ONGs e as famílias que se enquadram nos critérios do programa. Diariamente, são agendados entre 40 e 50 procedimentos médico-veterinários. Segundo ele, cerca de 50% dos procedimentos realizados até agora foram de animais resgatados e cuidados pelas ONGs e pelos protetores individuais.
E para tornar o programa ainda mais eficiente, a Prefeitura de Londrina autorizou um aditivo de 25% no contrato atual de R$ 1 milhão, que resultará em mais R$ 250 mil por ano,para o Castramóvel.
Cobra Repórter lembra que Londrina está entre as cidades do Paraná com maior número de pets por domicílio.
De acordo com a Prefeitura, para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel. Após a aprovação do cadastro, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço e de renda.
Com informações e foto da Prefeitura Municipal
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35701
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.
Em Bauru, onde sou protetora independente, a mais de 1 ano não temos castração. Temos um CASTRAMOVEL equipado até com anestesia inalatoria. A prefeita e secretários nada fazem pra viabilizar o procedimento. Lamentável .
.
Poca lamentável mesmo, onde o castramóvel funciona, é muito bom, pois reduz a superpopulação, os animais abandonados.
Como faz para ter esse atendimento na minha cidade ? Estamos com muitos animais de rua e tbm a domicílio sofrendo vc por muitas crias e abandono de filhotes
qual sua cidade?