Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
15 julho 2025 131 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Direitos  ›  Notícias  ›  Paraná
Foto: Sergio Carvalho – Subsecretaria de inspeção do trabalho do Ministério da Economia/Repórter Brasil
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 118/2025, que institui a Campanha Permanente de Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão, batizada de “Campanha Serafim Teixeira Machado”, em homenagem a um trabalhador paranaense símbolo da luta por dignidade e liberdade.
A proposta tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a existência do trabalho análogo à escravidão, bem como estimular medidas de prevenção e combate a essa prática. A campanha deverá atuar em diversas frentes, com ações educativas, palestras, produção de material informativo e parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.
“Mesmo com a abolição formal da escravidão há mais de 130 anos, ainda vemos trabalhadores sendo explorados em condições desumanas. Precisamos combater essa realidade com informação, fiscalização e políticas públicas”, afirma o deputado Cobra Repórter.
Homenagem a Serafim Teixeira Machado
O nome da campanha é uma homenagem a Serafim Teixeira Machado, tropeiro nascido em 1859, em um Brasil ainda marcado pelo regime escravocrata. De origem humilde, ele atuou como guia na Serra do Mar, entre Contenda e Tijucas do Sul (PR), tendo papel importante na exploração da região e na construção de rotas que mais tarde dariam origem à ligação entre Curitiba e Joinville. Serafim se destacou por sua defesa da liberdade e da dignidade do trabalhador em uma época de transição entre a escravidão e o trabalho livre.
Uma realidade ainda presente
Nesta terça-feira (15), a Polícia Federal deflagrou em Guaíra, oeste do Paraná, a Operação Chrysós, que busca combater uma organização criminosa transnacional suspeita de explorar paraguaios em situação análoga à escravidão em uma fábrica clandestina de cigarros.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 3.190 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão no Brasil em 2023. O Paraná aparece entre os estados com registros desse tipo de crime, com 101 pessoas resgatadas no mesmo período. Os casos se concentram, principalmente, nas áreas rurais, na construção civil e no trabalho doméstico, afetando, em especial, pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 50 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em situação de escravidão moderna.
Diretrizes da campanha
A campanha proposta pelo deputado terá como princípios fundamentais:
Entre as ações previstas estão palestras, seminários, capacitação de agentes públicos, campanhas educativas e divulgação de canais de denúncia, como o Disque 100, o sistema IPÊ do Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Em casos de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar (190) ou a Polícia Federal.
Amparo legal
O projeto está fundamentado na Constituição Federal e no Código Penal, que considera crime submeter alguém a condições degradantes de trabalho, trabalho forçado, jornadas exaustivas ou restrição de liberdade em razão de dívidas.
Além disso, o Brasil é signatário de acordos internacionais, como a Convenção nº 29 da OIT, que trata da erradicação do trabalho forçado.
“Nosso objetivo é construir um Paraná mais justo, com respeito aos direitos humanos e valorização da dignidade de cada trabalhador”, reforça Cobra Repórter.
O projeto está em análise nas comissões da Assembleia Legislativa.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=48658
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.