Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
05 maio 2025 163 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Esporte  ›  Homenagem  ›  Notícias  ›  Paraná
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou nesta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná, um Projeto de Lei, que reconhece o evento Undokai como manifestação cultural da comunidade nipo-paranaense e propõe sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado.
O Undokai é uma tradicional gincana esportiva e recreativa de origem japonesa, realizada anualmente em diversas cidades do Paraná, especialmente no início do mês de maio. O evento reúne famílias e comunidades inteiras em atividades esportivas, lúdicas e culturais que celebram as tradições da imigração japonesa no Brasil.
“Nosso objetivo é valorizar essa manifestação cultural tão significativa para as comunidades nipo-brasileiras e, ao mesmo tempo, fomentar o turismo e a diversidade cultural no Paraná”, afirmou Cobra Repórter.
Com edições em cidades como Curitiba, Piraquara, Maringá, Apucarana, Londrina e Rolândia, o Undokai promove a integração entre gerações, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a preservação das raízes culturais japonesas. Em Rolândia, por exemplo, a edição de 2025 foi organizada pela Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), reunindo centenas de pessoas no campo do Nissei. Já em Maringá, a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) também realiza o evento com grande adesão da comunidade.
O projeto de lei também autoriza o Poder Executivo a promover ações de divulgação, valorização e apoio à realização do Undokai, por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.
A proposta está fundamentada na Constituição Federal e na Constituição Estadual, que preveem a proteção e valorização do patrimônio cultural. A inclusão do Undokai no calendário turístico oficial amplia sua visibilidade e contribui para o desenvolvimento cultural e econômico das regiões onde é realizado.
“Essa iniciativa é um reconhecimento à contribuição histórica e cultural dos descendentes de japoneses no Paraná. Com esse projeto, garantimos a continuidade e a valorização de uma tradição que une, ensina e inspira”, destacou o deputado.
O projeto agora segue para análise e votação pelos demais parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=48216
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.