Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
02 julho 2025 285 visualizações Assistência Social  ›  Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Educação  ›  Notícias  ›  Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná passou a analisar o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Apoio às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). A proposta foi apresentada no dia 2 de julho de 2025 e tem como objetivo garantir a continuidade, o fortalecimento e a valorização dos serviços prestados por essas instituições em todo o estado.
Segundo o parlamentar, o projeto reconhece o importante papel das APAEs nas áreas da educação especial, assistência social e saúde, principalmente no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O texto também reforça a atuação das entidades na promoção da inclusão social, da autonomia e da cidadania de seus atendidos.
“Conheço de perto o trabalho das Apaes e tenho procurado ajudá-las por meio de recursos de emendas parlamentares. Só que tem uma pessoa especial em casa e que não se adapta à educação convencional, sabe a importância do trabalho das apaes. Eles sempre tiveram e sempre terão o meu apoio”, destacou Cobra Repórter.
O deputado lembra que o Supremo Tribunal Federal está analisando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7796) que questiona a constitucionalidade das leis do Paraná que garantem suporte financeiro do estado às APAEs e outras instituições de educação especial. A ação, movida pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, argumenta que as leis estaduais contrariam a política nacional de educação especial, que prioriza a inclusão plena nas escolas regulares.
Princípios e diretrizes
A Política Estadual de Apoio às APAEs será norteada por princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, a valorização da diversidade, o apoio à inclusão plena e efetiva, o reconhecimento da autonomia das entidades e o direito das famílias à escolha do ambiente educacional mais adequado.
Entre os objetivos da política estão:
Atuação reconhecida como de interesse público
A proposta também reconhece as atividades realizadas pelas APAEs como de interesse público relevante e essencial à garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Entre elas estão:
O projeto prevê que o Poder Executivo poderá regulamentar a nova legislação, garantindo sua efetiva implementação. Se aprovada, a lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.
Para Cobra Repórter, essa é uma medida fundamental para proteger e fortalecer as APAEs, instituições que há décadas prestam um serviço essencial a milhares de famílias paranaenses.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=48503
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.