Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
24 março 2026 185 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Cultura  ›  Notícias  ›  Paraná
O Paraná passou a reconhecer oficialmente o Undokai como manifestação cultural da comunidade nipo-paranaense. A medida foi sancionada por meio da Lei nº 23.057, de 19 de março de 2026, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), e também inclui o evento no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado.
O Undokai é uma tradicional gincana esportiva e recreativa de origem japonesa, realizada anualmente em diversas cidades do Paraná, especialmente no início do mês de maio. O evento reúne famílias e comunidades inteiras em atividades esportivas, lúdicas e culturais que celebram as tradições da imigração japonesa no Brasil.
“Nosso objetivo é valorizar essa manifestação cultural tão significativa para as comunidades nipo-brasileiras e, ao mesmo tempo, fomentar o turismo e a diversidade cultural no Paraná”, destacou o deputado Cobra Repórter.
Com edições em cidades como Curitiba, Piraquara, Maringá, Apucarana, Londrina e Rolândia, o Undokai promove a integração entre gerações, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a preservação das raízes culturais japonesas. Em Rolândia, por exemplo, a edição de 2025 foi organizada pela Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), reunindo centenas de pessoas no campo do Nissei. Já em Maringá, a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) também realiza o evento com grande adesão da comunidade.
A legislação também autoriza o Poder Executivo a promover ações de divulgação, valorização e apoio à realização do Undokai, por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.
A iniciativa está fundamentada na Constituição Federal e na Constituição Estadual, que preveem a proteção e valorização do patrimônio cultural. A inclusão do Undokai no calendário turístico oficial amplia sua visibilidade e contribui para o desenvolvimento cultural e econômico das regiões onde é realizado.
“Essa iniciativa é um reconhecimento à contribuição histórica e cultural dos descendentes de japoneses no Paraná. Com essa lei, garantimos a continuidade e a valorização de uma tradição que une, ensina e inspira”, reforçou o parlamentar.
Com a nova lei já em vigor, o Paraná dá mais um passo na valorização da diversidade cultural e no fortalecimento das tradições que fazem parte da história do Estado.
Fotos: Atividade realizada em Rolândia/Prefeitura Municipal
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=50213
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.