Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
29 outubro 2026 82 visualizações Araucária  ›  Atuação Por Cidade  ›  Infraestrutura  ›  Notícias
Reprodução Google Maps
Em requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), nesta quinta-feira (29), o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) solicitou prioridade na duplicação da PR-423 e a adoção de uma solução viária que garanta a travessia e a continuidade do acesso entre a Colônia Cristina e Rio Verde Abaixo, na altura dos quilômetros 20 e 21, em Araucária. A preocupação é evitar que a obra provoque o isolamento de comunidades rurais e prejudique a mobilidade dos moradores, o transporte da produção e o turismo da região.
O expediente será encaminhado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), à Via Araucária Concessionária de Rodovias S.A. e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Cobra Repórter defende que o projeto seja reavaliado tecnicamente para incluir um viaduto ou outra solução de engenharia que assegure uma ligação segura e eficiente entre as localidades.
Segundo o parlamentar, a duplicação do trecho entre Araucária e Campo Largo é importante para melhorar a infraestrutura, a segurança viária e o escoamento da produção, mas a modernização da rodovia precisa considerar também as necessidades das comunidades que vivem e trabalham no entorno.
A região da Colônia Cristina e de Rio Verde Abaixo possui ligação com localidades como Formigueiro, Guajuvira e Campestre. Os moradores utilizam as vias para deslocamentos cotidianos, acesso às propriedades rurais, transporte de produtos e atendimento de serviços essenciais.
De acordo com as reivindicações apresentadas ao deputado, a solução de retorno atualmente prevista para o trecho poderá não atender adequadamente às necessidades de conexão entre essas comunidades. Com isso, moradores poderiam ser obrigados a realizar deslocamentos muito maiores, dificultando inclusive o acesso de ambulâncias e outros veículos de emergência.
Cobra Repórter também destaca os impactos para os produtores rurais. A região funciona como importante corredor para o transporte da produção agrícola até silos e unidades de armazenamento. O aumento das distâncias percorridas pode elevar custos de transporte e dificultar o deslocamento de máquinas, equipamentos e cargas.
Além da produção agrícola, a região possui atividades ligadas ao turismo rural, com cafés coloniais, produtores de vinhos e atrativos relacionados à Rota das Lavandas. O acesso adequado a esses empreendimentos é considerado fundamental para fortalecer o turismo, gerar renda e movimentar a economia local.
O parlamentar ressalta ainda a importância das conexões com a região do Passaúna, pela Estrada do Passaúna e pelas ligações com Rio Verde Abaixo, garantindo que visitantes e moradores possam circular com segurança.
“Uma obra dessa importância precisa melhorar a vida das pessoas, e não criar barreiras para quem mora, trabalha e produz na região. Por isso, estamos solicitando que o projeto seja analisado com atenção e que seja adotada uma solução de engenharia que preserve a ligação entre as comunidades”, destaca Cobra Repórter.
No requerimento, o deputado solicita que sejam envidados esforços para dar prioridade à duplicação da PR-423, com especial atenção à reavaliação técnica do projeto e à implantação de uma estrutura que assegure a travessia e o acesso seguro entre a Colônia Cristina e Rio Verde Abaixo.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=51186
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2026 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.