Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
17 novembro 2025 115 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, nesta segunda-feira (17), um projeto de lei que amplia a Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Paraná e torna obrigatória a instalação de câmeras em veículos utilizados por plataformas de transporte individual remunerado no estado. A proposta tem como foco reforçar a segurança de passageiros e motoristas, diante do aumento de ocorrências envolvendo esse tipo de serviço.
Pelo texto, a Lei Estadual nº 22.130/2024 passa a incluir o artigo 144-A, determinando que todas as plataformas que operam no Paraná garantam que os veículos cadastrados possuam dispositivo de gravação de imagens durante a corrida.
A medida prevê requisitos como a captação suficiente de imagens para resguardar a integridade física de motoristas e passageiros; o tratamento dos dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); informação clara e prévia ao usuário sobre a existência e finalidade da gravação e disponibilização das imagens à autoridade competente mediante determinação judicial ou em casos previstos em lei.
O projeto também autoriza o Poder Executivo a regulamentar a proposta e estabelece prazo de 180 dias para que a futura lei entre em vigor.
Motivação: crimes recorrentes envolvendo aplicativos de transporte
De acordo com Cobra Repórter, a iniciativa nasce da necessidade de criar mecanismos eficazes de prevenção e investigação frente ao aumento de crimes ocorridos dentro de veículos de aplicativo no Paraná.
Entre os casos citados na justificativa estão: tentativas de latrocínio em Curitiba e de demais cidades do Paraná, após falsa solicitação de corrida; latrocínio consumado contra motorista em Piraquara; estupro e roubo contra motorista em Maringá e ocorrências envolvendo passageiros vítimas de importunação sexual e agressões. Segundo o deputado, as notícias evidenciam que tanto usuários quanto motoristas estão vulneráveis, reforçando a urgência de medidas que aumentem a segurança.
Proteção sem ônus desproporcional
A proposta destaca que a instalação das câmeras não deve gerar ônus excessivo às plataformas, ao mesmo tempo em que garante transparência aos consumidores. O dispositivo seria utilizado exclusivamente para segurança, com acesso às imagens limitado e sempre respeitando a LGPD.
“É uma medida que pode salvar vidas, ajudar nas investigações e trazer mais tranquilidade para quem utiliza e para quem trabalha nos aplicativos”, afirma o deputado Cobra Repórter.
O parlamentar solicita o apoio dos demais deputados para aprovação da proposta, que busca reduzir riscos concretos, prevenir ilícitos e reforçar a proteção aos consumidores e motoristas em todo o Estado do Paraná.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=49676
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.