13 maio 2020 631 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (12), o boletim semanal da dengue e mostra que no Estado há 167.707 casos confirmados da doença. São 10.289 novos casos em relação ao informe anterior, que registrava 157.418 confirmações. Mais dez mortes ocorreram por causa da dengue. Os óbitos aconteceram em fevereiro e abril e estavam em investigação. Desde julho do ano passado já são 132 óbitos pela dengue no Paraná.
Apesar do número expressivo de casos, a curva epidemiológica da dengue começa a mostrar tendência de queda. De acordo com análise das quatro últimas semanas feita pela Sesa (semanas epidemiológicas 16 a 19), essa tendência de redução pode ser avaliada em pelo menos 167 municípios. No entanto,não se pode deixar de cuidar dos focos, destaca o deputado Cobra Repórter.
“Tudo que está sendo feito até agora tem ajudado a reduzir o número de casos. Estado e prefeitura estão realizando mutirões, aplicando o veneno em locais de maior foco e a população tem colaborado, fazendo a limpeza de seus quintais. Mas não podemos relaxar, é preciso continuar o combate intenso aos focos desta doença, que também mata!”, reforça o deputado.
Entre os dez óbitos confirmados nesta semana, dois são de crianças. Outro dado que chama a atenção e que cinco pessoas que morreram não apresentavam comorbidades associadas.
Dois óbitos foram município de Paranavaí, de duas mulheres, uma de 67, com cardiopatia associada, e outra de 58 anos, sem comorbidade.
As demais mortes aconteceram em: Foz do Iguaçu, homem, 53 anos, sem comorbidade); Cascavel, homem, 21 anos, sem comorbidade; Douradina, homem, 91 anos, sem comorbidade; Sarandi, mulher, 54 anos, com epilepsia associada; Toledo, mulher de 43 anos, que havia passado por cirurgia bariátrica há quatro anos; Tupassi, homem de 63 anos, com hipertensão; Assis Chateubriand, um menino de 8 anos, sem comorbidade; e Maringá, menino de 4 anos que apresentava sequela neurológica.
Ao todo, 228 municípios estão em situação de epidemia. Entraram para esta relação Apucarana, Congonhinhas, Planalto, Jundiaí do Sul e Foz do Jordão. Todos apresentam taxa de incidência proporcional acima de 300 casos por 100 mil habitantes.
São 303.548 notificações para a dengue em todas as regiões do Estado. O boletim totaliza dados de julho de 2019 até a segunda-feira (11).
Com informações da Agência Estadual
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29293
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.