Mutirão de cirurgias eletivas vai atender 30 mil pessoas - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Mutirão de cirurgias eletivas vai atender 30 mil pessoas

01 setembro 2015       899 visualizações        ›        

Cobra Repórter com Michele Caputo e o prefeito de Alvorada, João Carlos Peres

Com o secretário de Saúde de Londrina, Mohamed El Kadri

 

DR. Luiz Soares Khoury, do Hospital Evangélico de Londrina

O Governo do Paraná lançou nesta terça (1º) uma grande ofensiva para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas de média complexidade em todo o Estado, o Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas. Em um ano, o objetivo é realizar 30 mil cirurgias de catarata, hérnia de disco, cirurgias ortopédicas, ginecológicas e demais áreas que não são emergenciais, mas que comprometem a qualidade de vida daqueles que aguardam sua vez de operar.


O deputado estadual Cobra Repórter, que tem acompanhado a situação da saúde em varias cidades, participou do lançamento, juntamente com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Os investimentos previstos inicialmente no mutirão são de R$ 33 milhões.

Metade dos 30 mil procedimentos previstos, serão cirurgias de catarata, ou seja, 15 mil procedimentos, que devem zerar a fila desse tipo de cirurgia. Será dada prioridade para os casos mais graves. “Com esse mutirão vamos resolver todos os casos mais sérios e intermediários. Acreditamos que podemos zerar a fila para cataratas”, disse o secretário.

“Com o mutirão, as filas para realização de cirurgias eletivas devem ser bastante reduzidas. Temos acompanhado a situação em várias cidades e sei da importância desse mutirão. É garantir dignidade àqueles que precisam de um atendimento rápido e humano”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

Mutirão atende os municípios que estão na gestão estadual. Os municípios que têm Gestão Plena do Sistema de Saúde (Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana, Umuarama e Cianorte), que têm mais de 50 mil habitantes, poderão aderir ao mutirão estadual e recebem recursos para o mutirão diretamente do Ministério da Saúde.

As cirurgias de catarata serão realizadas em hospitais regionais em diversas cidades do Estado. Em relação às demais cirurgias, elas deverão ocorrer em hospitais de referências estaduais e em mais 52 hospitais públicos e filantrópicos do Paraná, que recebem apoio do governo estadual com recursos para custeio, equipamentos e obras.

Em Londrina, por exemplo, hospitais como a Santa Casa e o Hospital Evangélico, que são filantrópicos, foram credenciados. No entanto, este mutirão não é o mesmo de mutirão de ortopedia que já está acontecendo no Hospital da Zona Norte de Londrina, também com recursos do governo do Estado e coordenado mas a coordenação Cismepar e outras entidades.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=2024

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.