Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Idosa de Toledo poderia ter sido salva se PEC de Cobra Repórter estivesse em vigor

5 de julho de 2018       49 visualizações        ›   ›        

Reprodução RicTV

Reprodução RicTV

Esse é só mais um exemplo da importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição, PEC 006/2018, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), que torna obrigatória a transferência de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para a rede privada, sempre que não houver leito disponível na rede pública e houver risco de morte ao paciente.

A idosa Adalina Beizer, foi atingida por um pneu que se soltou de um caminhão na última segunda (2) em Toledo e desde então aguardava uma vaga na UTI do Hospital Bom Jesus. Ela faleceu na manhã desta quarta (4).

“Pela nossa proposta, se o paciente do SUS estiver aguardando vaga em UTI pública e se o médico responsável diagnosticar risco de morte, o Estado é obrigado a transferir o paciente para uma UTI do setor privado para tentar salvar a sua vida. Passado o risco de morte, o paciente voltaria para o sistema público para continuar o tratamento”, reforçou o deputado.

Segundo ele, esse é só um exemplo diante de tantos casos como estes que ocorrem em todo o Estado do Paraná. “O Estado precisa intervir para salvar vidas, é obrigação”, emendou.

A Proposta de Emenda à Constituição do deputado estadual Cobra Repórter foi apresentada no dia 26/06, na Assembleia Legislativa do Paraná, autoriza o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, a firmar convênios com hospitais privados e a pagar pela ocupação de leitos de alta complexidade. Pela proposta, batizada pelo autor de “PEC Salva Vidas”.

Para o deputado, com essa proposta em vigor, o Estado deverá aumentar a oferta de leitos em hospitais públicos para interromper a rotina de mortes de pacientes em filas de espera, mas como esse é um processo de longo prazo, a solução mais rápida passa pela utilização de leitos livres em hospitais privados.


SHORTLINK: http://www.cobrareporter.com.br/?p=18197

Escreva seu comentário

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 503 - 5º andar - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410
(43) 3253-4894

® 2016 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Ricardo Carvalho