Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Biografia

Do cabo da enxada à Assembleia Legislativa

FOTO PERFIL COBRA

Com a trajetória de vida de Devanil Reginaldo da Silva é possível criar um roteiro de filme baseado na luta e na persistência de um menino da roça que sonhava em um dia ser um alguém importante que pudesse ajudar as pessoas. Mas, para concretizar esse sonho, ele teve que enfrentar inúmeros desafios na vida.

Muitos perguntam por que o nome de Cobra Repórter: “Quando eu apenas vendia comercial para a Rádio Cultura, um experiente locutor me convidou para ser repórter no seu programa. Pouco antes de entrar no ar, ele disse que Devanil não era nome de repórter. Aí ele perguntou onde eu morava. Disse que era perto do Sítio das Cobras, na zona rural de Londrina. Aí ele disse: então você vai ser o Cobra Repórter. E assim o nome pegou”.

Infância sofrida

Filho mais velho de Thomáz e Lurdes, Cobra nasceu em Apucarana. Com apenas três anos a família de mudou para a comunidade do Santinho, em Cambé, próximo ao Caramuru, região onde passou a infância.

Sua infância foi difícil. Sempre trabalhou na roça para ajudar os meus pais e criar os três irmãos. Estudou regularmente até 4º ano primário na Escola do Saltinho. Com 10 anos já comecei a ganhar meia diária, e aos 12 anos foi registrado como trabalhador rural.

As dificuldades eram muitas na época. Com problemas de saúde na família, faltavam até mesmo as coisas básicas. “Minha infância foi de sacrifício, mudando de um lado para outro. Era difícil fazer amizades, me sentia um menino excluído, Mas sempre acreditei que Deus estava olhando para nossa condição”.

Paixão pelo rádio

Desde pequeno, Cobra sempre teve paixão pelas ondas do rádio. Não conseguia se separar do radinho de pilha. Foi então que ouviu na Rádio Cultura um chamado para quem quisesse fazer curso de locutor. Não pensou duas vezes, mesmo tendo que percorrer 15 quilômetros de bicicleta, participou do curso. Classificado pelo bom desempenho passou então a comandar um programa do domingo à noite e também fazia reportagens de esportes para o programa do Zé de Paula.

Paralelo ao trabalho de radialista, Cobra ainda trabalhava na Big Frango, das 16 às 2 da madrugada e também foi motorista da Fazenda Bela Vista. Nesse tempo morava com a esposa numa casa de fundo de quintal, de três cômodos, no Conjunto Domingos Neves. Mesmo após a jornada de trabalho até de madrugada, à 07h30 já estava na Rádio Cultura acompanhando a programação da manhã.

Do sucesso do rádio que fez dele um líder de audiência regional, Cobra chegou também à tv. Inicialmente foi repórter do programa do Barbosa Neto e desde outubro de 2008 alçou vôo próprio e passou a comandar o seu próprio programa na TV Tropical. Depois disso, assumiu o comando do Balanço Geral na RIC TV, onde ficou por quatro anos.

Além disso, mantém até hoje programas nas Rádios Cultura AMde Rolândia, na Jaguar FM, Jaguapitãe Jovem Pan AM em Cambé

Dever cristão

Mesmo com tantas atividades nas rádios e tvs e agora na Assembleia Legislativa, Cobra não deixa de lado do seu dever cristão. Participa da Pastoral da Liturgia, da Equipe de Promoções, da Pastoral da Catequese (esposa), do ECC – Encontro de Casais com Cristo e seus filhos são da Pastoral do Coroinha e Grupo de Jovens.

Ajuda ao próximo

Estar à frente de veículos de comunicação foi muito importante, pois foi através disso que conseguiu ajudar muitas pessoas, trazer recursos para instituições e ajudar os cidadãos.

“Tudo o que faço hoje na área social é fruto de toda escassez que eu enfrentei na vida. Consigo sentir a dor daquelas pessoas que não tem dinheiro para o remédio, pois, na nossa família já enfrentamos isso. Eu sei muito bem a dor e a amargura daqueles que passam fome, das crianças que não tem um copo de leite ou um pedaço de pão para comer, pois também já passei fome nos dias mais difíceis da minha infância”, diz emocionado.

Também foi graças a isso que ele chegou à Assembleia Legislativa do Paraná com a confiança de eleitores de 107 municípios do Paraná que a ele confiaram 29.097 votos nas eleições de 2014.

Primeiro desafio

Como seu primeiro desafio na Assembleia Legislativa, Cobra se posicionou firmemente defendendo os direitos dos trabalhadores e o diálogo com o governo. Desta forma, conseguiu com que questões fundamentais como o quinquênio, o anuênio, auxílio transportes e as progressões fossem retirados do pacote do governo. “Em nenhum momento estivemos contra os servidores. Trabalhamos sim para que seus direitos fossem mantidos e reconhecemos a importância das mobilizações”.

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 503 - 5º andar - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410
(43) 3253-4894

® 2016 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Ricardo Carvalho